sábado, 20 de maio de 2017

Vamos Ler? Histórias do País dos Avessos, Edson Gabriel Garcia


UMA CONVERSA SOBRE O OUTRO LADO DO AVESSO

"Nos idos de 1981 e 1982, numa data que não consigo precisar, este País dos Avessos e suas personagens começaram a ser criados. Eram tempos de início da minha carreira de escritor, e os filhos, ainda pequenos, focavam comigo enquanto a mãe, professora, dava aulas. As idéias de novos textos, para novos livros, misturavam-se, sem controle, com o meu cotidiano de pai-babá: um tapete molhado de xixi entrava no diálogo do Rei Linguão, ou uma bala melada e meio derretida no safá virava o exército armando contra o qual o rei faria a guerra em seu país. O país eu criei depressinha, meio inspirado nas contradições do nosso país de verdade. À noite, dormindo, meus sonhos eram povoados por conversas fragmentadas das personagens comigo e por meus desejos de imortalizá-los em uma história.
Deu certo. Primeiro as histórias do país dos Avessos foram para as páginas da Folhinha (suplemento infantil da Folha de São Paulo), em capítulos dominicais, pelas mãos da então editora Cecília Zioni, ilustradas pelo estúdio de Maurício de Sousa. Das páginas da Folhinha, as invenções viraram um livro, estas Histórias do País dos Avessos, seguido por Dragão Dragonino no País dos Avessos.
Hoje, 2011 a caminho de 2012, trinta anos depois, o País dos Avessos continua o seu caminho literário, brincando com o avesso do avesso do avesso."

Livro Histórias do País dos Avessos
Edson Gabriel Garcia

Ilustrações Luciano Tasso
Editora Global
2010

Para acessar a nossa leitura: clica aqui,

Boas leituras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário